segunda-feira, 26 de maio de 2008

Roteiro Natural

O roteiro Natural é um roteiro que vos dá a conhecer maneiras únicas de lazer onde se pode apreciar a natureza no seu estado mais puro! Podemos ver fauna e flora e conviver com eles e ter o prazer de vê-los no seu habitat...É uma experiência única!
  • Mata de Albergaria

A Mata da Albergaria é un bosque bastante importante no PNPG (Parque Nacional da Peneda-Gerês), não só pela diversa variedade de fauna e flora mas também pelos vestígios romanos lá existentes como é o caso da Via Romana em Geira. Os efeitos nocivos foram-se tornando visiveis graças a presença excessiva do ser humano no tempo de Verão. Contudo tudo isso não impediu que fosse classificado pelo concelho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu.

O PNPG tem por missôes assegurar do património. Foram criadas normas para carros, para o melhor funcionamento do Parque.

Algumas delas são:

· A velocidade máxima de circulação é de 40km/h

· É proibido o estacionamento de quaisquer veículos, excepto os do PNPG.

· Durante os dias uteis será autorizada a circulação de viaturas na reserva, desde de que o excesso de tráfego o justifique.

· É interdito o trânsito de veículos pesados de mercadorias e de passageiros, excepto quando disponham de lotação não superior a 25 lugares ou de lotação compreendida entre os 25 e os 40 lugares.

Para além destas normas que devem ser respeitadas, não nos podemos esquecer das condutas que devemos ter em locais protegidos.


  • Vilarinho das furnas

A barragem de vilarinho de furnas situa-se partindo das Caldas do Gerês em direcção a Barragem da Caniçada. Siga em direcção a S.Bento de Porta Aberta e continue até ao Campo do Gerês. Siga as indicações até à Barragem de Vilarinho das Furnas. Desfrute desta magnífica paisagem. Se quiser ver o resto, aconselho a meter-se numa moto ou numa bicicleta, pois é o meio mais fácil, pois o terreno é bastante acidentado.


  • “Torneros”- A Banheira de Água quente

Partindo das Caldas do Gerês em direcção à fronteira de Portela do Homem. Ao fim de 3km encontrará uma bela cascata onde pode tirar algumas fotos. Siga até à fronteira e atravesse-a sem problemas. Siga a estrada e ao fim de mais 3km encontrará ao seu lado esquerdo marcos milenares e uma antiga estrada romana. Siga até encontrar Torneros. Atravesse a ponte e vir a direita, e ai vai encontrar uma banheira de água quente que se mistura com o rio.

  • As “Cascatas de Tahiti”


Este é um dos locais com paisagem mais bela do Gerês.

O caminho é feito pela estrada que liga “Vilar da Veiga” até “Ermida” por alcatrão como se fosse para a cascata do Rio Arado. Após andar sensivelmente 5km, vai encontrar um entroncamento à sua direita com uma placa florestal a indicar “Cabril”. Vire à direita e siga por esse caminho. Ao chegar ao PNPG começe a sua caminhada a pé onde encontrará belas lagoas pra se refrescar.

Se não tiver vertingens continue a sua caminhada até encontrar uma lagoa rodeada de areia e poderá observar uma das mais belas e maiores cascatas do Gerês.

  • Ponte da Misarela


Esta ponte conta uma história lendária: diz-se que quando uma mulher está grávida, no final da gravidez à meia noite, devia de aproximar-se da ponte e esperar por uma pessoa que lá passa-se no dia seguinte, e pedia-lhe que batiza-se o seu filho para que assim nascesse de boa saúde e perfeito. Se fosse menino teria o nome de Gervásio, caso contrário teria o nome de Senhorinha.


  • Flora

Os Bosques do PNPG podem ser divididos em dois! Em Bosque de Carvalho de Alvarinho e Bosque de Carvalho – negral. O Bosque de carvalho de alvarinho, encontra-se em baixas altitudes e em vales quentes, daí existirem espécies de árvores que se adoptem a esta altitude e clima, como é o exemplo dos carvalhos de alvarinho, gilbardeira; medronheiro; azereiro; entre outros.

Já o Bosque de carvalho – negral, encontra-se no cimo da montanha, onde a altitude é superior e logicamente o clima é mais frio.

Podemos observar neste bosque, árvores como o carvalho – negral, mirtilho; azevinho; pinheiro; entre outros.

  • Fauna

No PNPG, por ser um sítio protegido, alberga variadíssimas espécies de seres vivos, muitos dos quais raros. Alguns destes animais são: O Garrano (cavalo de porte pequeno); o javali; raposa; gato-bravo; entre outros.

As espécies que tém vindo a desaparecer são: os lobos e o corso, mais o lobo, devido ao facto de ser perseguido pelo homem, pois o lobo é considerado um a ameaça ao gado.

Outra espécie que também existe nesta zona, e infelizmente tem vindo a desaparecer a pouco e pouco, é a vaca cachena e o boi barrosão, devido à agricultura ter vindo ao longo do tempo evoluíndo e adquirindo novas técnologias.

O boi Barrosão é muito apreciado pela sua boa qualidade de carne e é um animal de grande porte ao contrário da vaca cachalena que é dos mais pequenas do mundo.

Relativamente às aves, o PNPG tem várias representações como a águia-real (embora esteja em vias de extinção e a coruja. Nos répteis predominam a cobra-d´agua; lagarto d’agua; salamandra-lusitânica e a víbora que apenas se restringe às zonas do parque.


«Cavalos Selvagens no seu habitat natural - Serra do Gerês»

Sem comentários: